FAQ

Perguntas Frequentes

Sobre a Metre

1.1 O que é a  Metre Sistemas?

Metre Sistemas é uma empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de software para gestão, operação e produtividade nos setores food, delivery e varejo.Sua missão é promover e fomentar a utilização da tecnologia nos negócios garantindo o sucesso na operação e gestão dos mesmos. Atualmente é detentora das marcas Metre e POP Pedidos.

1.2 O que é o Sistema Metre?

O Metre é um ERP (Entrerprise Resource Planning), sistema integrado para gestão de negócios focado e desenvolvido especialmente para o setor FOOD (bares, restaurantes e similares) e agora com uma versão específica para atendimento ao mercado Varejo geral.

1.3 O que o Metre faz por você e seu negócio?

Líder na região em soluções para automação dos processos de atendimento e gestão de empresas que atuam no ramo da alimentação – restaurantes, bares, hamburguerias, pizzarias, sorveterias, açaiterias ou similares, o Metre é a solução perfeita para que tem foco na gestão, acompanhamento de todos os processos internos e satisfação de seus clientes.

1.4 Como o Metre me auxiliará na gestão do meu negócio?

O Metre é um gestor eficiente, que garante a operação com processos simples e claros, potencializando vendas, fidelização de clientes, conformidade fiscal, tudo automatizado e ao toque das mãos, onde você estiver, com segurança e controle total do seu negócio.

Com o Sistema Metre é possível unificar através de comandas inteligentes todo o processo do pedido, passando pela produção e recebimento em tempo real, reduzindo custos e diminuindo o ciclo operacional. Todos ganham, o cliente, o negócio, a qualidade e a visibilidade do estabelecimento.

Operação e controle – Vendas, estoque, produção, caixa, integração

Automação – PDV´s, mini PDV´s, mobile, POS na maquininha de cartões, garçom digital, QR Code na mesa, cardápio digital e parcerias com adquirentes de cartões.

Gestão – Relatórios personalizados, DRE, Dashboards de acompanhamento

Formalidade – Conformidade fiscal e suporte a contadores

Flexibilidade – Adaptável e parametrizável para atender a todos os segmentos, seja com atendimento à lacarte, rodízio, self service, pizzarias, churrascarias, hamburguerias, restaurante japonês, sorveterias, açaiterias, cafeterias, padarias, etc.

1.5 Preciso adquirir equipamentos de informática para implantar o Metre no meu estabelecimento?

Sim, para maior segurança, agilidade e continuidade na operação, não ficando refém de instabilidades da rede de internet.

1.6 Como é o processo de implantação do Metre?

A implantação é realizada de forma presencial, bem como configurações e treinamentos necessários. Tudo já está incluso no pacote do produto.

1.7 O Metre pode ser integrado a sistemas de delivery?

Sim, conta com integração com o POP Pedidos, que também é um produto da Metre Sistemas e com o IFood.

1.8 Quais outros equipamentos tenho que contar para ter operação e experiência Metre incríveis?

Isto vai depender do estilo de atendimento que o estabelecimento terá. Mas basicamente são impressoras para impressão dos pedidos, balança no caso de self service, celulares ou tablets para atendimento mobile, maquininhas de cartões para atendimento via POS na própria maquininha, catracas para controle de acesso, no caso de estabelecimentos com esta necessidade, tais como restaurantes às margens das rodovias e rede wi-fi estruturada.

1.9 A Metre Sistemas oferece consultoria para aquisição dos equipamentos e configurações necessárias?

Sim, e já está inclusa no pacote de serviços do produto Metre.

Como Funciona

2.1 Como é o treinamento para operação do Metre?

O treinamento é realizado logo após a implantação do sistema no servidor e a operação é assistida, com a presença um analista especializado para garantir a operação correta e segurança dos operadores diante das novidades que o sistema oferece. O aprendizado é rápido e garantido pelas facilidades oferecidas pela interface de usuário.

2.2 O Metre importa os cadastros do meu sistema antigo?

Isto é possível e realizado com análise prévia das informações do antigo sistema, pois não se pode correr o risco de carregar “vícios” do sistema anterior para o novo. A base deve estar conforme, para que seja reutilizada. Em muitos casos o que existe é muito falho e cheio de erros, tornando o processo de recadastramento muito mais proveitoso e rápido do que “consertar” a base antiga.

2.3 Como é o atendimento na mesa com o Metre?

Do modo mais simples ao mais sofisticado seu estabelecimento ficará bem servido com o Metre.

- Via comanda em papel, em desuso, pois existem opções muito mais práticas e ágeis.

- Via mobile, com a utilização de smartphones ou tablets pelos garçons

- Via garçom digital, com atendimento direto na mesa, sem a participação física de um garçom. Neste caso um tablete fica na mesa para a realização dos pedidos.

- Via POS na maquinha de cartões, que fica com o garçom para realização dos pedidos, gestão dos mesmos e com opção de já fazer o recebimento. Tudo num único equipamento. É simples, ágil e traz velocidade no atendimento aumentando o giro no estabelecimento.

2.4 Posso ter cardápio digital com o Metre?

Sim, é utilizado via QR Code que fica impresso nas mesas para consultas via smartphones dos clientes. Rápido e prático acelerando o atendimento e pedidos.

2.5 Com o Sistema Metre tenho controle do meu estoque?

Sim, total controle dos estoques, facilitando o processo de reposição e inventários necessários às boas práticas de gestão.

2.6 Quanto à conformidade fiscal e exigências contábeis, o que o Metre entrega?

- Total controle de entradas e saídas de notas fiscais

- Emissão de cupons fiscais

- Total controle das contas a pagar e receber

- Relatórios contábeis SINTEGRA E SPED

- Portal do contador, para que o mesmo possa ter acesso às informações diretamente no Metre, com credencial gerenciada pelo cliente

2.7 Como é o módulo de relatórios do Metre?

O Sistema Metre conta com todos os relatórios operacionais necessários ao desempenho das atividades do cliente: Produtos, clientes, fornecedores, contas a pagar e receber, estoques, inventários, vendas, CMV, financeiro, etc. São flexíveis e ocorrendo demanda, relatórios específicos poderão ser desenvolvidos.

No contexto gerencial, os relatórios são excelentes e promovem visibilidade do negócio a qualquer momento de forma simples e ágil. O Metre conta com módulo especial para DRE totalmente flexível e configurável pelo próprio cliente com auxílio de um contador, se necessário.

2.8 O Metre conta com dashboard com os principais indicadores de desempenho do meu negócio?

Sim, promovendo visibilidade instantânea e permitindo ações imediatas para alinhamento de expectativas e melhoria de desempenho operacional e gerencial.

2.9 O Metre conta com integrações com aplicativos ou equipamentos de terceiros?

Sim, abaixo os principais:

- Integração com POP Pedidos

- Sistema de Delivery

- Integração com Ifood

- Sistema de Delivery

- Integração com catracas

- Controle de acesso ao ambiente do estabelecimento

- Integração com balanças

- Presentes principalmente em ambientes com self service

- Integração com POS das principais adquirentes de cartões de crédito

- Permite executar pedidos, gestão dos mesmos e fazer recebimentos na própria maquininha de cartões

- Integração com terminas de autoatendimento

- Integração com mini PDV´s

- Integração com Jimi Robô

- Automação da linha de atendimento do self service.

2.10 Como é o suporte para o Metre?

Unindo tecnologia e pessoas, a Metre Sistemas trabalha com uma evolução do conceito de Suporte, o Suporte Centrado no Cliente, que a partir de 2024 se tornou um dos setores mais importantes da organização, se transformando num braço forte para garantir o sucesso dos clientes Metre. O sucesso dos nossos clientes é nosso maior valor e por isso contamos com uma equipe treinada e capacitada para garantir que sistemas e processos fluam perfeitamente. O processo de atendimento via canais de suporte começa imediatamente após a entrega da implantação e certificação do aprendizado.

Conte com o time Metre todos os dias do ano;Atendimento das 08hs às 00hs;NPS (Net Promoter Score) de 95% de satisfação dos clientes.